01/08/2007

Paris by summer

Agosto em Paris é calminho. O tempo não, apesar de finalmente dar sinais claros de melhoria. Começam, aos poucos, a ir as pessoas de férias e a cidade fica povoada apenas por turistas - ao menos os transportes para o trabalho não vão tão cheios!! A panóplia de sugestões recreativas reduz-se significativamente - ou então é apenas a companhia uma vez que está toda a gente de férias!, mas cada um faz o que pode para se manter ocupado! :) Assim sendo, também este blog entra numa fase a meio gás, mas logo, logo se promete uma re-entrada ao activo em grande!


Mercredi, le 25 juillet
Os programas de semana têm alternado entre jantares fora, corridas e filmes e, acima de tudo, preparar os próximos fins de semana. Na 5ª o Brito voltou para Portugal, depois de dois meses a trabalhar connosco na ISA, em França e na noite da véspera juntámo-nos pela primeira vez os 4, eu, ele, o Domingos e o brasileiro. Fomos jantar a Saint Michel e o que nos rimos! - claramente devíamos ter repetido a experiência mais vezes! Excepcionalmente, os bares estavam vazios por ser 4ª quase em Agosto pelo que a festa não se prolongou até muito tarde... Ah, e apareceu-me um herpes, o primeiro durante a minha estadia em Paris!


Vendredi, le 27 juillet
Encontrei-me às 19h na Ópera com o Ricardo, que surpreendeu por não se atrasar e por ainda ter conseguido ir comprar a prenda do Gonçalo, bem original por sinal! Fomos a casa do Sr. Fernando buscar o carro dele, que nos ia levar ao festival do fim de semana, e por volta das 22h chegámos a Créteil, ao Paris Lisbonne, restaurante de uns primos do Gonçalo onde iríamos comemorar o seu aniversário! Comemos que nem reis e saboreámos pequenos prazeres da cozinha portuguesa, como leitão assado ou bacalhau no forno - nem eu sabia que tinha assim tantas saudades da nossa comida! Mesmo para a data foram muitas as pessoas presentes: O Zé, o João, o Rodrigo, Ricardo e Inês, espantosamente a Helena com o seu Harry Potter a estrear, o Ângelo, o Paulo alegre e a amiga inglesa Lauren, o Diogo que saiu cedinho para ir buscar o cunhado e acabou por não voltar nem dar sinais de vida, eu e o Ricardo atrasados e a Cristina no pós refeição. À meia noite cantaram-se os parabéns, entregaram-se as prendas de anos e escreveram-se as dedicatórias, e após muitos brindes e chupas chupas nas cervejas rumámos em direcção à Globo, superando mesmo o trauma do fim de semana anterior...consta que a noite foi bem divertida e sem nada a ver com a desilusão do primeiro contacto com a discoteca, mas fui para casa descansar e preparar-me para o fim de semana que se avizinhava!


Samedi, le 28 juillet
PARABÉNS GONÇALO!
Choveu à séria durante a madrugada e a nossa (eu, Gonçalo e Ricardo) saída de Paris, prevista para as 8h, ficou adiada para depois das 10h...nada a ver com o facto de precisarmos de descansar! :) As notícias agoiravam luz negra para o trânsito mas a verdade é que não parámos uma única vez! O destino era Angers, Jallais, Chemillé, nem hoje sabemos ainda muito bem, e o objectivo era ajudar o Sylvain no festival que ele organiza todos os anos, Les nuits vertes - e, claro, divertirmo-nos ao máximo! O facto de sermos bénévoles, que é como quem diz, voluntários, garantia-nos acesso a todo o recinto gratuitamente, bem como a comes e bebes.

Prevenidos, levámos também nós os nossos comes e bebes e após várias horas de caminho e de andarmos perdidos às voltas demos com o sítio, bem bonito por sinal, à beira de um lago enorme. Encontrámos a Aissa e a Marta, vindas de Londres especialmente para o festival - a Fa também lá deveria estar mas os bilhetes estavam muito caros! - e como só éramos precisos mais tarde fomos conhecer o recinto e comer. Por volta das 22h encontrámo-nos todos à porta, após conhecermos várias pessoas e de ouvirmos alguns concertos. Billets à droite, bracelets à gauche e assim se passou uma hora, com muitos beijinhos pelo meio e pessoas a gozar com a nossa pronúnica - ainda não consegui perceber exactamente o que me denuncia! Os seguranças foram incansáveis a proteger as meninas, constantemente assediadas por todos...os espíritos estavam ao rubro e havia quem tentasse entrar com garrafas e latas escondidas nos sítios mais incríveis ou quem, sem bilhete, desafiasse os seguranças numa mega corrida até à porta! O Sylvain deu-nos ordem de sultura e lá fomos nós aproveitar concertos, comida e bebidas e conhecer o máximo de pessoas! Ao fim da noite e após uma longa caminhada através de obstáculos eram tantas as pessoas espalhadas pelo cháo!, dormimos os 3 no carro, o único grande senão do dia uma vez que não consegui arranjar posição e apenas dormitei por uns momentos...


Dimanche, le 29 juillet
Amanheceu a chuviscar e só piorou daí para a frente. Depois de um consistente pequeno almoço seguimos viagem rumo a Angers. A chuva e o frio não inspiraram grandes passeios turísticos e após termos espreitado o castelo (tínhamos logo que ir parar ao castelo mais feio dos castelos do Loire!) fizémos o resto do percurso by car. O dia parecia de Inverno e convidava mesmo a um almocinho na praia, num restaurante com lareira, aver o mar e chuva. Tentámos o rio mas a escolha de sítios não era grande tendo em conta que era Domingo e acabámos por almoçar num restaurante à beira da estrada, numa terrinha, divinalmente bem...os meus 3 peixinhos gratinados souberam lindamente e devolveram-me forças para acompanhar quase sempre acordada o Gonçalo ao volante, debaixo de fortes chuvadas que quase nos obrigaram a encostar! Devolvemos o carro ao Sr. Fernando e ainda houve tempo para nos oferecerem pão e fruta, que muito jeito nos têm dado! E porque os azares de carro não nos acontecem só a nós, a Aissa e Marta puseram gasolina no carro a gasóleo alugado...ao menos não ligaram o carro!

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela prenda original (e adequada!), pela companhia do jantar, a todos aquele que vieram e até aqueles que não podendo estar presentes mandaram abraços e bjs lá "do" Portugal.. e claro por tornarem essa noite e dia de anos memorável!

Obrigado tb à "Maria" e a Marta pela companhia no festival dos homenzinhos verdes :D (alguns deles estavam já mesmo verdes de "felicidade"...)


Merci!!

Gonçalo