17/12/2007

Last Days - If you don't love Paris, you don't love life!!

O fim de semana com o Renato foi...como dizer...assim assim, como ele o descreveu! :p Foi óptimo tê-lo em Paris, a viver a nossa cidade apesar da chuva - finalmente, após meses de conversações, o impossível tornou-se realidade e o Renato finalmente visitou Paris!!! O jantar de 6ª foi nos crepes de Montparnasse, juntamente com as duas Sofias de visita à Isabel, o Ricardo, o Bruno, Diogo e Peixeiro. Depois de uma caminhada fomos até ao Frog and the Princess, com um ambiente um pouco alternativo naquele noite, e por lá ficámos, saindo ainda a tempo de apanhar o último metro.

Samedi, le 8 décembre
O dia amanheceu para o Bruno mais cedo que o normal, já que ele tinha o comboio para apanhar para o Luxemburgo, e para mim e para o Renato começou com uma corridinha até ao Parc Citröen, seguido de almoço farto no Palais du fruit, no centro de Paris, onde decorria uma manifestação e alguns acidentes de carros! Deixámos o Luís Barroso, Isabel e Inês a caminho do Quay Brainly, enquanto eu, Renato e Ricardo decidimos explorar uma exposição de design num refeitório em Saint Germain. A chuva marcou presença constante, e decidimos abrigar-nos na mesquita, ao sabor de um chazinho e de um narguilé. Horas passadas e fomos até casa da Isabel, de pizzas e garrafas de vinho em punho. A noite acabou na Favela Chique, de onde eu, Liliana e Ricardo nos viémos embora mais cedo - definitivamente, não consigo simpatizar com aquele antro! A noite não ia acabar cedo, já que quando o Renato e Diogo chegaram começaram as hostilidades para ver quem dormia na sala - ganhou a Liliana, que não arredou pé do sofá.

Dimanche, le 9 décembre
Brunch improvisado para começar Domingo, seguimos depois para a Île Saint Louie, onde entrámos em todas as lojas! A chuva e temporal dissuadiram-nos de nos encontramos com a Isabel e Sofias no mercado de Natal de La Défense e depois de breve passeio pelo Marais e Pompidou, acabámos novamente - e completamente encharcados! - num café de narguilés onde contactámos de perto com o simpático serviço francês!... passagem rápida na grande maison do Ricardo, jantar na Moufettard para despedida das visitas!


A semana foi reservada a surpresas do Bruno, que me levou a ver uma exposição de fotografia no Hotel de Ville, ao cinema La Pagode - casa japonesa, vimos My Blueberry nights, um pouco alternativo mas muito bom! - e a jantar num restaurante africano que eu já andava a cobiçar; e a revelações do Ricardo, que me decidiu surpreender um pouco todos os dias visitando-me a meio do dia em casa quando não me sentia muito bem, a sair cedo do trabalho e cozinhar para mim, enfim, um sem número de atitudes que me têm deixado de boca aberta!...retribuí na 6ª assumindo o papel de enfermeira, o Ricardo andou meio adoentado o fim de semana todo... A meio da semana também almocei com o David Magboulé, objectivo: traçar estratégias para o futuro.

Samedi, le 15 décembre
No Sábado almoço com o João Lopes em Belleville e passeio na zona, adorei o Parc Belleville, o café La mer à Boire que já tinha como um must do há meses, a feira e fogueira na rua, os cafés, exposições, as ruelas, tudo!...Apanhei na volta o Antero na Ópera, e jantámos a 3 em casa, iguarias à Antero e com bastante kaipirosca à mistura! Difícil foi decidir a festa, otámos pela despedida da Inês, que requeria indumentária a rigor mas decidimos rebelar-nos contra o conceito. O andamento do Antero permitiu-nos conhecer toda a gente no metro e rua, eram tantas as fotografias que o rapaz tirou ao colo dos velhotes, com estrangeiros e a segurar as senhoras ao colo!!... A noite acabou cedo e tive que carregar o Antero até casa, depois de devolver uma máquina que ele tinha trazido por engano e proteger uns óculos que vieram a mais! Várias pausas pelo meio e lá chegámos ao destino, conseguindo mesmo apanhar o último metro!...

Dimanche, le 16 décembre
Despedida de Paris. Aproveitei o Antero não conhecer a cidade e partimos à re-descoberta. Começámos em Abesses, Sacré Coeurs e Moulin Rouge, almoçámos em Saint Michel, corremos a Notre Dame, e Île Saint Louie e chegámos à Place des Vosges. No Marais visitámos várias exposições, no Hotel de Ville apanhámos o metro para La Défense, desistindo rapidamente da ideia de visitar o mercado, que estava à pinha!!...Continuámos para o Arco do Tinufo, descemos os Champs Elysées que se iluminaram com a nossa passagem, vimos o Petit e Grand Palais, fotografámos a Pont Alexandre III, Invalides e Tour Eiffell de todos os ângulos possíveis, ao pôr do sol, a luz estava fantástica! Em Concorde parámos para descongelar ao sabor de chocolate quente na Angelina, chegados ao Louvre andei a brincar, feita criança de tão feliz e eufórica que estava, com o gelo que já se tinha formado nos pequenos lagos, vimos a Pont des Arts, o Palais Royal e a Ópera. Última paragem na École Militaire e Tour Eiffel, e após muitos telefonemas e já em casa consegui finalmente fazer a mala. E o mito continua, ninguém para o Antero, oh eh oh!

Lundi, le 17 décembre
É bom estar em casa e ser recebida pela mamã!


(fotos em breve...será?)

Sem comentários: