20 février 2007Pois, feriado em Portugal, bem sei, mas por cá trabalha-se! Aliás, os portugueses neste aspecto ficam sempre a perder ao ir trabalhar para o estrangeiro – cá não há quase feriados!! Senão vejam - não temos a 6ª feira Santa, o Carnaval, o 25 de Abril e 10 e 13 de Junho (ok, eu sei que estes são só portugueses!):
1º de janeiro (Ano-Novo);
1º de maio (Dia do Trabalho);
8 de maio (Dia do Veterano);
a segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa;
a quinta-feira de Ascensão (20 de maio);
a segunda-feira de Pentecostes;
14 de julho (Dia da Bastilha);
15 de agosto (Dia da Assunção);
1º de novembro (Dia de Todos os Santos);
11 de novembro (Dia do Armistício); e
25 de dezembro (Natal).
Óptimo dia para fazer um primeiro balanço...
O meu local de trabalho não é em La Défense...andei equivocada, ou melhor, andaram a induzir-me em erro, este tempo todo!! Trabalho sim em Sannois, na zona 4 (Paris é a zona 1), e para onde tenho que apanhar dois metros e um combóio que agora, graças a alguém, é directo!! Demoro quase uma hora e apanho um enorme tráfego de pessoas. O escritório fica numa pequena vila, com cerca de três restaurantes próximos mas corre o boato de que existe um centro comercial com um carrefour algures nas redondezas, amanhã averiguo! Fui bem recebida, com uma secretária só para mim e promessa de um computador fixo para não ter que arrastar o portátil todos os dias comigo...Já tenho também um telemóvel (as minhas desculpas aos mais curiosos mas achei por bem não publicar!! Está, no entanto, disponível sob pedido) francês, uns dias antes e tinha poupado cerca de 150€ para cima de roaming! Também me deram agenda, canetas, clips e um telefone fixo (que ainda não tenho onde ligar J )...sabe quem viu as minhas condições de trabalho em Coimbra (uma mesa redonda de reuniões no meio de um corredor, partilhada alternadamente com algumas pessoas e em sistema de não eprmanência – fui algumas vezes destacada para outras salas, adoptei um estilo algo nómada! – e com direito apenas ao meu portátil...) que estes são grandes progressos! As pessoas têm sido impecáveis fora a parte de me obrigarem a falar francês e não me deixarem praticar o inglês – vá-se lá saber porquê! Trabalho num escritório com mais 3 pessoas, um francês/português, e dois franceses, sendo que me entendo muito bem com um deles, que já manifestou interesse em aprender algum português e praticar o inglês, sendo que em troca traduz alguns dos meus gestos em francês, para aqueles que não percebem! Há também algumas pessoas de descendência portuguesa que me entendem sem ser em francês o que facilita bastante a vida! Incrivelmente tenho recebido imensos elogios ao francês, não pela fluência, óbvio, mas pela pronúncia, que ninguém toma como de uma estrangeira! Aliàs, quem me conhece à partida acha que eu sou francesa...já tive algumas situações engraçadas!
Começo a pensar que faria sentido escrever alguma coisa mais de concreto sobre a empresa...fica para outras núpcias, quando eu perceber mais do assunto!