27/02/2007

Novas experiências

Aconteceu-me uma boa este fim de semana...Sábado, dia de conhecer o bairro (que se revelou bem simpático, com um supermercado óptimo e com imensa variedade de produtos e um mercado de frutas com muito bom aspecto, os correios, um banco, uma lavandaria self service - da qual quero distância, já me chegaram os meses na Bélgica! -, imobiliárias, lojas de roupa, pastelarias, restaurantes, enfim, um pouco de tudo!) e arrumar a casa - bem precisava, tinha acumulado quilos de pó! - e decidi fazer a 3ª máquina de roupa. Uma verdadeira aventura! O tubo soltou-se e inundou a casa de banho e por pouco o quarto, cheguei a tempo de salvar a situação, mas quando fui buscar a esfregona para limpar aquele lago, partiu-se...tenho mesmo que encontrar outra casa! :)
À noite fui estrear o cinema com a Isabel e amigos dela, no centro de Paris, vimos "Leters of Iwo Jima", parte dois ou versão japonesa de "The Flags of our Fathers", os dois do Clint Eastwood. Experiência muito interessante tendo em conta que o filme era totalmente em japonês, legendado em francês, e que eu o estava a ver na 2ª fila! Para terminar uns sumos de fruta no primeiro bar em que conseguimos entrar - não foi fácil, estavam todos muito cheios por causa da chuva que teimava em não parar! Foi um serão bem passado...

Já Domingo, ida a Chantilly...não, não fui conhecer o castelo, nem o centro hípico nem gozar a paisagem verdejante mas antes ter uma reunião que durou a tarde toda...devia ser proíbido!

Mito...ou não!

É verdade, é um mito, os franceses não dão 3 beijinhos!!! A maior parte das vezes estendem-nos simplesmente a mão, de vez em quando temos direito a 2 beijinhos - que, aliás, é o que está na moda no showbiz! - e se formos da família recebemos 4!!! Os 3 beijinhos ficam reservados para a maçonaria e coisas do género...ainda não vi ninguém que desse 3 beijinhos!
O que já não é mito é a fata de higiene, pelo menos nos nossos moldes...não, ainda não estive com nenhum francês que cheirasse mal, mas na pastelaria é vê-los pegar nos croissants e muffins com as mãos! Tudo uma questão de hábito...

23/02/2007

Irish Pubs - They Rule!

Estão por todo o lado! É vê-lo em Lisboa, em Coimbra, até em Paris!!! Sim, estou a falar dos Irish Pubs, what else?? Para comemorar a vinda do Dermot cá em Paris fomos a um bar ao pé de St. Michel, chamado Chamaleon (não faço ideia se era assim que se chamava mesmo mas serve!), onde conheci outro Dermot (e eu que pensava que era um nome invulgar!) e mais não sei quantos irlandeses! Era noite de jazz e meio de jam sessions, e o Dermot acabou por se sentar ao piano e encantar-nos com uma melodia! Não foi o espectáculo prometido em Montmartre mas fica para a história na mesma! Fechado o bar nem sei que horas eram e após alguma troca de comentários com os outros músicos, seguimos agora sim para um verdadeiro Irish Pub, numa cave, onde o porteiro não nos queria deixar entrar por estarmos a acordar os vizinhos...a noite foi regada a Martini Bianco, que desconhecia gostar e sempre contra a minha vontade, verdade seja dita, e terminou num táxi a caminho de casa perto das 4h...o dia seguinte foi duro, acordar cedo (8h) para comprar o pap e procurar apartamentos para não ter sorte nenhuma! Trabalho à tarde e tentativa de nova saída à noite frustrada, estava tão cansada! Mas lá fiz a minha primeira máquina de roupa, surpreendam-se, coube toda a roupa interior, duas calças de ganga e com jeitinho duas camisas!! Agora é ver a roupa espalhada pelas portas de casa a secar...

22/02/2007

Plano de viagens II

Devido a algumas reclamações por falta de inclusão de destinos de viagem justifica-se fazer a ressalva de que este não é um programa estático e está sujeito a alterações! De facto, Pepe, Londres faz todo o sentido (apesar de já lá ter estado algumas vezes, mas fica sempre alguma coisa para vez na próxima vez!), bem como UK no geral - estou aqui a contar com uma maozinha, Sr. David! ;)! E Barcelona, aqui mesmo ao lado, também deverá aparecer no roteiro não sei bem quando... Já Coreia, China ou Américas, amigos, terá que ficar para um próximo estágio que este não me permite dessas aventuras!! Mas...nunca se sabe!

21/02/2007

Cúmulo do Capitalismo!!

Ao que chegámos!! Então não é que em plena Sacré Coeur, onde já são vendidas milhares de velas a preços exorbitantes - será que as pessoas pagam mesmo para acender as velas? - estão instaladas umas vending machines de moedas de monumentos!!! Já sabem, toca a coleccionar a moeda da Torre Eiffel, Big Ben ou qualquer outro monumento mundial!

Plano de viagens

São tantas...por onde começar?? Claramente Budapeste, não por ser a primeira mas uma das mais esperadas!! Tenho mesmo que ir visitar a Fa e todas as pessoas que conheci nestes útimos dias!
Já tenho viagem a Hannover marcada, de 13 a 20 de Abril, em trabalho, e estou deseperadamente à procura de um bilhete barato para Dublin no fim de semana de St. Patricks Day! Já tenho duas casas onde ficar e companhia para ir aos molhos, só tenho de arranjar maneira de lá chegar!! Viena é também um must, bem como um regresso a Leuven...este último deverá coincidir com o grande reecontro erasmus a combinar em Paris, talvez pela altura do Rolland Garros! Fica já o desafio a todos os leuvenenses!
A 13 de Outubro estou sem falta em Portugal para o casamento de uma amiga muito especial, a primeira a casar-se, e gostava de lá dar um salto em Agosto pela praia, obviamente – vou virar novamente copinho de leite, mais do que o normal! -, e porque o Dermot está a pensar ir visitar-nos (once again, Dermot, your name comes up! Let me know as soon as possible when you’ll be visiting Portugal so I can try to arrange some days off with my company! I don’t and can’t miss your first time in Portugal, have so much to show you!).
Claro está que vou também tentar aproveitar os fins de semana para conhecer França, ainda por cima a empresa em princípio disponibiliza-me carro aos fins de semana ou para outras coisas, se eu precisar! Copenhaga é ainda um must, e é possível que em trabalho dê ainda um saltinho à Suécia e Estónia...e fala-se por aí de um encontro Contacto em Berlim para Julho, parece-me interessante!

Por cá trabalha-se mais que nos outros países... :(

20 février 2007
Pois, feriado em Portugal, bem sei, mas por cá trabalha-se! Aliás, os portugueses neste aspecto ficam sempre a perder ao ir trabalhar para o estrangeiro – cá não há quase feriados!! Senão vejam - não temos a 6ª feira Santa, o Carnaval, o 25 de Abril e 10 e 13 de Junho (ok, eu sei que estes são só portugueses!):

1º de janeiro (Ano-Novo);
1º de maio (Dia do Trabalho);
8 de maio (Dia do Veterano);
a segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa;
a quinta-feira de Ascensão (20 de maio);
a segunda-feira de Pentecostes;
14 de julho (Dia da Bastilha);
15 de agosto (Dia da Assunção);
1º de novembro (Dia de Todos os Santos);
11 de novembro (Dia do Armistício); e
25 de dezembro (Natal).

Óptimo dia para fazer um primeiro balanço...
O meu local de trabalho não é em La Défense...andei equivocada, ou melhor, andaram a induzir-me em erro, este tempo todo!! Trabalho sim em Sannois, na zona 4 (Paris é a zona 1), e para onde tenho que apanhar dois metros e um combóio que agora, graças a alguém, é directo!! Demoro quase uma hora e apanho um enorme tráfego de pessoas. O escritório fica numa pequena vila, com cerca de três restaurantes próximos mas corre o boato de que existe um centro comercial com um carrefour algures nas redondezas, amanhã averiguo! Fui bem recebida, com uma secretária só para mim e promessa de um computador fixo para não ter que arrastar o portátil todos os dias comigo...Já tenho também um telemóvel (as minhas desculpas aos mais curiosos mas achei por bem não publicar!! Está, no entanto, disponível sob pedido) francês, uns dias antes e tinha poupado cerca de 150€ para cima de roaming! Também me deram agenda, canetas, clips e um telefone fixo (que ainda não tenho onde ligar J )...sabe quem viu as minhas condições de trabalho em Coimbra (uma mesa redonda de reuniões no meio de um corredor, partilhada alternadamente com algumas pessoas e em sistema de não eprmanência – fui algumas vezes destacada para outras salas, adoptei um estilo algo nómada! – e com direito apenas ao meu portátil...) que estes são grandes progressos! As pessoas têm sido impecáveis fora a parte de me obrigarem a falar francês e não me deixarem praticar o inglês – vá-se lá saber porquê! Trabalho num escritório com mais 3 pessoas, um francês/português, e dois franceses, sendo que me entendo muito bem com um deles, que já manifestou interesse em aprender algum português e praticar o inglês, sendo que em troca traduz alguns dos meus gestos em francês, para aqueles que não percebem! Há também algumas pessoas de descendência portuguesa que me entendem sem ser em francês o que facilita bastante a vida! Incrivelmente tenho recebido imensos elogios ao francês, não pela fluência, óbvio, mas pela pronúncia, que ninguém toma como de uma estrangeira! Aliàs, quem me conhece à partida acha que eu sou francesa...já tive algumas situações engraçadas!

Começo a pensar que faria sentido escrever alguma coisa mais de concreto sobre a empresa...fica para outras núpcias, quando eu perceber mais do assunto!

AMIGOS...Que bom tê-los!!

20 février 2007
Fosse possível escolher alguém para partilhar esta aventura comigo e seria sem dúvida a minha amiga FA! És a maior sem dúvida...esteve de visita até hoje, com a irmã Aissa e a amiga Maria e já sinto a falta dela! Só um pequeno aparte, e como prova da multinacionalidade do mundo de hoje, a Fa e a Aissa, portuguesas, estão a morar em Budapeste e Londres, respectivamente. Também em Inglaterra está a Maria, que é Grega! E vieram encontrar-se com mais esta emigrante que sou eu, em Paris! Apesar de não ser a minha primeira vez ou da Fa em Paris, demos as voltas da praxe que a Aissa e Maria não conheciam: Torre Eiffel, Louvre, Notre Dame, Sacré Coeur, Panteão...conheci um cantor e músico, Raj Mac e ganhei um admirador, um amigo dele...Na primeira noite a Fa ficou em casa desse músico mas depois no Sábado ajudaram-me na mudança para a casa provisória... à Fa vieram atrelados um grupo enorme de amigos, desde polacos, húngaros, espanhóis e franceses...cereja em cima do bolo, no domingo à noite chegou o meu amigo irlandês Dermot que adoro (Dermot, if you read this I promise I’ll post something from now on in English so you can read it from time to time! Or I’ll just keep writing in portuguese so you can practice your almost perfect and fluent portuguese...you keep surprising me!!! Just loved having you around, let’s do it more often!), que se juntou à festa internacional ao jantar, bem como a Isabel, e fez voltar à memória recordações não tão distantes quanto isso de um ano de erasmus tão bem passado!!! Foi mesmo bom estar tão feliz! O único senão desta cidade é o metro, meio de transporte mais seguro, económico e rápido, fechar às 00:30, o que limita um pouco os programas durante a semana...sim, porque ao fim de semana fica tudo doido e o metro estica-se até à 1h da manhã! Ficou prometida uma sessão de piano num bar em Montmartre ainda esta semana! Can’t wait!

Cenas dos próximos capítulo de visitas – no fim de semana 3 de Março chegada do meu house mate e Gonçalo... que giro, vou ter dois Gonçalos Santos em casa!!!!

Apartamento em Paris – procura-se III - Balanço...negativo!

19 février 2007
Da casa “nova”, claro está!!!! Passada a primeira noite e com três visitas em casa (Fa, Aissa e Maria) posso afirmar que não é de todo a casa onde quero passar os próximos 9 meses... Tirando a questão dos azulejos tão bem apontada pelo meu amigo em comentário ao post anónimo, a casa tem outras falhas a apontar:
- não tem aquecimento central – devo ter descoberto uma raridade em França!!! Existe um aquecimento a óleo obviamente insuficiente para aquecer toda a casa!
- a água quente não chega para dois banhos, o cilíndro é demasiado pequeno...
- o autocolismo não funciona ao mesmo tempo que os banhos. Bem, dos males este é obviamente o menor!
- a casa range por todos os lados e estremece a cada porta fechada no prédio, já para não falar nos kilos de pó que acumulou nos móveis e cobertores e afins ao longo destes últimos meses desocupada.
- outro pormenor que já estava assinalado à partida é o facto de a casa ter duas salas e só um quarto – teria que se adaptar uma das salas “frigoríficas” a quarto, ou as duas, para que o acesso à casa de banho e máquina de lavar roupa ridícula (duvido que caibam umas calças de ganga com uma camisola ao mesmo tempo lá dentro!) seja feito em pé de igualdade, ficando o actual quarto transformado em sala.
- para além de tudo isto, é deveras chato não poder tirar a roupa das malas (estu a contar com uma mudança em breve e a verdade é que a porta do único armário existente cai quando abrimos o armário!), é um drama escolher a indumentária para o dia seguinte!

A busca de casas continua na próxima 5ª, desta feita com mais algum suporte por parte da empresa de cá que assume a garantia se necessário...e o gonçalo também está a dar uma maozinha via Portugal!
Críticas feitas, o apartamento foi uma óptima base para estes últimos dias de diversão – ver post a seguir...

16/02/2007

Apartamento em Paris - procura-se! Parte II

Bem...porque não pode ser tudo mau ainda há esperança para a minha causa! Fui ver mais uma casa no 15ème, era fantástica, com dois quartos enormes com camas de casal, um sala gigantesca com piano, computador, tv, etc, já tinha internet, tudo de bom, mas claro que o conforto paga-se e a renda ficava perto dos 1.700€ por mês... basicamente quer isto dizer que mais bale a pena não sonhar acordada... aquela casa que fui ver no primeiro dia começa a parecer um palácio! A casa em si é boa, não é é tão central quanto gostaria. Acordei com a senhoria, que engraçou comigo, ficar lá até ao final do mês enquanto espero pelo meu futuro house mate e procuro casas que me encham mais as medidas! Assim não incomodo mais a minha amiga e ocupo-lhe os escassos 25 metros quadrados do estúdio onde ela vive com as minhas malas (OBRIGADA ISABEL!!)! Ficam aqui algumas fotos da minha morada provisória...


Useful Links to Renting in Paris and other informations

Para ajudar as gerações vindouras na procura de apartamento para estadias longas, seguem alguns links que me têm sido úteis (atenção, na pesquisa, não no encontrar de uma casa!). Atenção que eles têm aqui alguma legislação que supostamente não permite que se gaste mais de um terço do ordenado na renda de uma casa e não são muito abertos a alugar a mais de uma pessoa pois acarreta alguns custos e burocracias para os senhorios:
Para quem quer partilhar casa e procura um house mate, existe o site www.appartager.fr, é preciso pagar para contactar as pessoas que achamos interessantes mas diz quem usou o serviço que vale bem a pena! Eu fiquei pela parte da inscrição...

Também a nível de mapas e informações úteis, ficam aqui alguns links que valem a pena...
POST EM ACTUALIZAÇÃO CONSTANTE!!! Próximas informações - low costs e meios de transporte para o mundo!

15/02/2007

Apartamento em Paris - procura-se!

E ainda falam de burocracias em Portugal!!! pois tenho a dizer que por aqui as coisas não são nada simplificadas. A procura de casa tem sido um terror. A maior parte das ofertas nos sites ou no jornal pap não são mobiladas ou excedem largamente o nosso orçamento disponível...vai daí decidi ir a umas quantas agências (a bem dizer acho que fui a quase todas as que encontrei!) deixar o meu contacto e descrição daquilo que estava à procura na esperança que me apresentassem uma solução milagrosa! Apresentaram-me apenas problemas e impedimentos:
  • existe uma lei ou regra ou qualquer coisa que não nos permite gastar mais de um terço do ordenado na renda da casa. Na prática, o que isto quer dizer é que eu não tenho dinheiro para nada!
  • para poder ultrapassar essa questão, preciso de uma garantia da empresa onde trabalho - ao menos a agência encarrega-se de falar directamente com a empresa! - ou de ter 6 meses de renda numa conta do banco bloqueada! Não sei se já fizeram contas mas é muito dinheiro... tendo em conta que o aluguer médio de um T1 ronda os 900€ e de um T2 os 1.600€!
  • quase nenhum senhorio permite co-locations, ou seja, alugar a duas pessoas em simultâneo, pois têm que ter dois contratos e pagar mais custos, etc, etc., etc...
Além disso a maior parte das agências não tinha casas para me apresentar dentro do orçamento pretendido! E tudo o que eu queria era um apartamento com dois quartos, sala e casa de banho completa (a maior parte das casas tem uma divisão separada para as sanitas, não há cá misturas com a banheira e bidés são aves raras por estas bandas!) entre as zonas 1 e 8, mobilado e cozinha equipada, até 1.500€...A única que tinha uma casa não ma quis mostrar depois de eu lhe dizer quanto ia ganhar...

Para ajudar à festa, ontem fui tentar comprar um telemóvel. Também aqui há que dificultar a coisa...então para comprar um telemóvel com tarifário decente tenho que ter um RIB francês (equivale ao nosso NIB). Para abrir conta no banco preciso de uma morada... também preciso de uma morada para comprar o passe - vou ter que comprar uns bilhetes semanais porque isto de comprar bilhetes individuais ou de dia sai muito caro! 10 bilhetes por 10,80€ ou 1 bilhete diário por 5,40€) tinha sempre a hipótese de comprar só o cartão de telemóvel, pagar 30€ e só ter 4€ em chamadas...não sei porquê mas não me pareceu aliciante!

Cheirinho a Leuven!

Sabe quem me conhece minimamente que tenho uma paixão desmesurada por Leuven (Bélgica)...afinal foi lá que passei o melhor ano da minha vida e fiz grandes amigos - guardo tão boas recordações!! É por isso que é tão bom chegar aqui a Paris e ver o Quick em cada esquina ou o FortisBank espalhado por todo o lado, e uma cadeia de cafés chamada Leffe, como a cerveja!, coisas que não podem senão transportar-me novamente àquela cidade! É bom sentir-me em casa!...

P.S. - claro que há outras coisas que mesmo fazendo lembrar Leuven sao dispensáveis como o facto de raramente encontrar Ice Tea de limão (raramente porque ainda tenho esperança de encontrar, ainda não vi nem no supermercado nem em restaurantes!) ou o molho do McDonalds no Royal Deluxe ser diferente e, convenhamos, horrível!

14/02/2007

Dia 1

Paris, 13 février 2007

Malas feitas...e que malas! Foi uma odisseia conseguir enfiar lá dentro tudo o que queria, e algumas coisas tiveram mesmo que ficar por terra...o Willie está triste comigo, não me fala, sente que me vou embora...bem tenta juntar-se às malas mas não o posso levar! A ajuda da minha mãe e da minha mana foi preciosa para carregar os meus quase 80kg de bagagem...fiquei a saber que cada mala tem um limite de 32kg de peso, a partir daí é considerada carga! E eu que me esforcei tanto por só levar 2 malas, se soubesse tinha separado o peso por 3 ou 4, sempre era mais fácil! Pela primeira vez revistaram-me no aeroporto...trazia uma mochila com as coisas todas que não couberam nas malas, secador, disco rígido, vela, tijela, carregadores, alguma roupa, enfim, milhares de coisas...na máquina apareceu uma coisa muito escura e despejaram-me a mochila! Demorei quase 15 minutos a conseguir enfiar tudo outra vez na mala e quando cheguei ao portão de embarque já estavam na final call...mas bem à portuguesa não fui a última a chegar. O vôo correu bem, não tinha ninguém ao meu lado e dormi a viagem toda deitada ao comprido sobre os 3 bancos...foram buscar-me ao aeroporto de carro - obrigada Domingos, não teria conseguido carregar as malas sem ti! - e deparei-me logo com um costume por estas bandas de que já não me lembrava - ter que pagar para usar as casas de banho públicas!! Paris recebeu-me com um dia lindo, céu azul e sol, que foi ficando cada vez mais cinzento com o passar das horas...à noite já estava mais frescote mas ao menos não choveu! Ainda fui ver uma casa ao 15ème, indicada pela nossa embaixada através de uma colega do Contacto que lá está a estagiar, casa essa pequena mas acolhedora. Até ao final da semana tomo uma decisão, espero! Passei ainda na embaixada a agradecer pessoalmente aquele contacto e para conhecer a Cristina, que tem sido impecável. A noite terminou com algumas compras para a casa e pequisas de moradas para visitar amanhã...

25 anos!!!!!!!!!!

Um quarto de século! Nem dei pela diferença, o espírito é o mesmo!...a poucos dias de ir para Paris decidi juntar a minha festa de aniversário com a de despedida - resultado: Adorei!!!


Apesar de não ter conseguido juntar todas as pessoas que queria, correu muito bem! O mote para as prendas era alguma coisa que me fizesse lembrar das pessoas de quem mais gosto.

Obrigada a todos, Pedro e Marta (que também teve direito a soprar as velas do bolo à meia noite de dia 9 de Fevereiro, já que fez anos no dia 8) - pela ajuda preciosa que me deram com o dicionário de bolso qua ainda não tinha e pelas palavras bonitas no postal dos gatinhos; Pedro Bello e Teresa, que apesar de só me terem dado a prenda no Domingo foi uma das que mais gostei e me surpreendeu, um home made vídeo (nada de confusões!!) com fotografias nossas e dos nossos amigos - ficou prometido um encontro em Paris para aumentar o material fotográfico para nova reportagem!; Edu, pela bonita fotografia para não deixar cair em esquecimento o acordo que fizémos!; Jacas, pela personalização do meu cd lindo e Nuno, por me fazer recordar através de um cd belos momentos passados em Erasmus; Egas e André, pela originalidade de me ter oferecido um calendário altamente personalizado - acho é indecente não ter nenhuma fotografia minha!!; Alex, por nunca me deixar esquecer o meu grupo querido de amigos; Manel Pescador e Raquel, Rodrigo, Catarina e a todos os que estiveram presentes, muito obrigada, adorei a minha festa! À meia noite e para os parabéns o grupo aumentou com a presença do meu futuro house mate Gonçalo Santos e namorada Catarina, que me ofereceram o muito útil porta-chaves que será guardador da entrada para o meu futuro palácio, e do Diogo, com quem partilhei casa e bons momentos em Coimbra e que não se esqueceu de uma prenda para me deixar muito quentinha! O Hugo Variz também apareceu para e dar um beijinho, gostei imenso de o ver, de vez em quando bate uma saudade e tenho pena de não aproveitar melhor os momentos com as pessoas e de combinar mais coisas mas a vida passa tão a correr e tem um ritmo tão acelerado!

Também a todos os que não puderam estar presentes mas foram ligando a dar os parabéns, o Sebastião em Santarém e o Zé sem desulpa - ainda me deve uma mensagem com uma certa proposta!; o Renato e o João, presenças cuja falta foi muito sentida mas estavam a aproveitar uma oportunidade imperdível na neve; o Kasta na Suíça, o João Carvalho na Grécia, o Gonçalo Santos no Brasil, o Ricardo em Madrid, o João Ramalheira na Coreia, o João Pedro em Viena e o David em Inglaterra; a Fa na Hungria, o Diga sabe-se lá por onde, o Luís Parreira a horas de ser pai, a Joana de cama, a Sonya e o Bruno regressados da estadia em Coimbra... A festa prolongou-se no restaurante ao lado com o Pedro no órgão e com direito a uns quantos shots, sangria, combóios, músicas dedicadas a mim e muita alegria! Nem a chuva conseguiu estragar a noite! Perto das 4h30, e após longas indecisões junto da Praça de Camões, foi cada um para seu lado - uns para o Lux e eu para casa, estava de rastos, já na noite anterior tinha tido o jantar da empresa de despedida em Coimbra até tarde e nesse dia tinha feito a viagem de regresso e outra a Pamela para uma reunião e carregado um montão de malas! Mas foi uma noite para não esquecer!...


Já no Sábado dia 10 fiz um almoço lá em casa...fiz é como quem diz, o trabalho foi todo da minha mãe e mana! Convidei a família e amigos próximos (Mãe, Pai, Noia, Tia Lena, António, Sara, Vasco e Sofia, Dário, Ana Maria, Bruna, Hugo, Tiago e Catarina, João Galvão) e comemorámos até às 19h...aos parabéns faltaram o Vasco e a Sofia, que só apareceram depois, com muita pena minha...

Recebi mais presentes, do Dário 2 cds, um livro e um cartão, tudo embrulhado a preceito em mapas de França e mundo, da Bruna a prenda mais útil, uma moleskine com mapas dos bairros de Paris e sítios para tomar notas de sítios importantes - restaurantes, hotéis, nomes, etc - e com o hino das 3 mosqueteiras que está sempre presente!; da Ana Maria um completo kit de sobrevivência, os imprescindíveis chocolates, uma marmelada e doce feito por ela, uma foto do casal dos meus primeiros amigos a ficarem noivos, um dvd com as músicas preferidas dela e uma vela que vai comigo para Paris!; da Tia, Mãe e Noia palavras muito bonitas acompanhadas e uns "trocos", do Hugo uma compilação de múscias dele; do João um inesperado ramo de 25 rosas directamente da Coreia; e do Chinês e Catarina uma fotografia acompanhada de um "autógrafo". A prenda do meu pai só chegou na véspera de me ir embora, um livro de fotografia digital para aperfeiçoar a minha arte de captar momentos inesquecíveis, bem como a da Sara e do Vasco, um secador que tanta falta me fazia e um quantos quer altamente personalizado + alguns "trocos". Obrigada mais uma vez à minha família que adoro e nunca esqueço!