26/10/2007

O último relato data de 8 de Outubro...desde então já fui a Portugal a um casamento - não o meu! - e passei um fim de semana fantástico em Paris, recebi visitas de Itália e um amigo de Portugal veio viver para a minha cidade linda! Mas tudo a seu tempo!...

As lembranças vão já longe mas lá tentar reconstituir os últimos acontecimentos. No dia 9, directos de Roma, chegaram um dos nossos anfitriões e um dos companheiros de viagem em Itália, o André e o Guilherme. De passagem por Paris para o concerto de John Butler Trio, deram o ar da sua graça no nosso chateau e trouxeram a chuva a Paris, que já deixava saudades...ou não!! O tempo não foi muito para aproveitar a companhia, sendo meio da semana, mas após uma enorme odisseia para conseguir entregar as chaves de casa e um breve encontro na Ópera, lá conseguimos ir jantar ao American Dream, restaurante pindérico mas diz que famoso ao pé do Grand Rex, palco do espectáulo! A noite seguinte foi de cinema, a convite do Ricardo fomos ver o The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, na minha opinião longo de mais e hirtória a menos! Finalmente, a 11 de Outubro chegaram os pais do Gonçalo, temeu-se o pior quando o senhor edo autocarro previu 1h30 de atraso e apresentei-me novamente no aeroporto de Paris para mais uma espera de 2h! Desta vez tive direito a sandes E bebida! Mas não podia ser assim tão simples e o Gonçalo E., que por coincidência voou no mesmo avião que eu, ida e volta, perdeu o cartão de embarque...mas com tanta espera houve tempo para refazer o bilhete, encontrarem o perdido, jogar playstation e actualizar o blog...ah, pois é! Valha-nos a família, e a mãe e mana estavam à minha espera no aeroporto apesar de já passar da 1h da manhã...ah, e entretanto fiquei a saber que o Gonçalo E. também vinha para um casamento, não o mesmo, e que grande parte dos meus amigos também tinha cerimónias um pouco por todo o lado! Mistério resolvido, 13 de Outubro diz que é um dia importante para quem liga à religião!


Vendredi, le 12 octobre
Não há luz como em Portugal! O céu tem estado azul em Paris mas nada bate o azul de Lisboa, só apetecia ir para a rua, ir à praia!...o calor ainda marcava presença, e foi com muito gosto que aceitei o convite do Alexandre para ir almoçar...não ao Colombo como ele inicialmente sugeriu mas às Docas! Ice Tea de limão com fartura, ele optou por um bife à parisiense - seja lá o que isso for mas até era muito saboroso! - e eu escolhi um prato italiano, provavelmente! Mil e um planos, centenas de telefonemas a marcar a noite, contava encontrar os meus amiguinhos no jantar de despedida do Diga. O meu próximo programa seria, esperava eu, uma passagem rápida na Angelini para rever os colegas. Efectivamente passei lá mas de rápido teve pouco! Cumprimentar os colegas um a um, repetir as novidades vezes sem conta - Dário, foste um santo em ouvir tantas vezes a mesma história! - levou o seu tempo. Mas foi bom voltar a ver alguns colegas, como a Sofia com a sua barriga de grávida linda, a Cláudia e a Cuca, a Ângela e a Filipa, a Cristina e o inesperado Rui! Tirando algumas alterações na recepção e organização dos gabinetes, tudo estava mais ou menos na mesma...Mas tinha um objectivo para aquele dia longe de estar cumprido! A ida à praia teve mesmo que ser adiada e debrucei-me sobre a complicada tarefa de comprar acessórios para o casamento. O vestido foi rapidamente decidido, após uma rápida procura no armário da minha irmã e a escolha recaiu sobre um vestido com alguns anos mas que me assentava que nem uma luva, em tons de cinzento. Forum Almada trouxe ideias mas não soluções, e depois de me desencontrar da minha viatura no parque de estacionamento fui buscar a minha irmã a casa para continuarmos a nossa demanda no Corte Inglés, apreciando de caminho o fabuloso pôr do sol! A sorte não estava, de todo, comigo, experimentei todos os pares de sapatos mas não havia nada no meu número e quando tudo parecia estar salvo - havia o meu número num par de sapatos que me encheu as medidas no andar de cima - alguém comprou o último par...contentei-me com a segunda escolha, não fiquei mal servida mas podia ter corrido melhor! O resto dos adereços foi comprada no Colombo, depois de um jantar num restaurante qualquer e que me caiu tão mal que saí agarrada ao estômago...a chegada a casa coincidiu com uma mensagem do Bello a saber se eu passava lá no jantar mas à falta de pormenores do Diga, o avançado da hora e as dores que mal me mexia adiaram para nunca o tal encontro!...Mensagens rápidas a desmarcar com as pessoas com quem já havia combinado, o Tiago, o Chinês, o Sebastião e o Avrell, e aterrei na minha caminha com o meu gatinho lindo!



Samedi, le 13 octobre
Acordei cedo e dediquei-me aos preparativos. Afinal, a viagem tinha sido feita com um único propósito: partilhar a felicidade da Ana Maria no dia so seu casamento! Depilação, cabeleireiro - ainda não foi desta que mudei de imagem, reservo isso para o ano novo e de desafios que se aproxima! -, serviço de condutora, recolher a Tia Lena, a madrinha, em casa, e passar a ir buscar a mãe e mana, seguimos para Colares. Chegámos antes da hora marcada, cumprimentámos o noivo, vestido a rigor, e pouco depois o António, que chegou sem gravata! À falta de pessoas conhecidas contentámo-nos em apreciar os trajes dos que nos rodeavam e juntámo-nos todos na igreja, a Bruna, o Rui e o Pedro Barosa em cima da hora, para receber a noiva que chegou linda e radiante - confesso que me comovi quando vi a Ana entrar na igreja, a primeira dos meus amigos a casar, ela que viveu o acontecimento, que viveu para aquele dia! Estava perfeita, vestido simples, branco com uma tira rosa por baixo do peito...o coro arrepiou pela positiva e a missa, dada pelo padre Carlos que tanto a Ana admira, não foi insuportável e fugiu mesmo ao tradicional! Esperámos o casal recém casado à saída com punhados de arroz e pétalas e abraçámos e trocámos beijos e desejos de felicidade, seguindo depois todos em caravana até à quinta ali ao lado onde se faria o copo de água! Chegámos no pôr de sol e a vista até ao mar era fantástica! O sítio era muito agradável e rapidamente fiz amizade com os garçons que, apesar de não estar no cardápio, desencataram a bela da kaipirosca! Fotografia rápida com a noiva e dancei e brinquei com a Susu, que chegou logo após o casamento e depois da sua sesta. A minha mãe conseguiu "estragar-me" a festa quando, ainda no segundo copo, me preveniu que seria eu a condutora...olhando bem para a questão não restavam muitas hipóteses: a minha mãe não tinha trazido óculos, a minha mana não gosta de conduzir à noite e a minha tia, enfim, é a minha tia! Ok, a ideia de que os casamentos são para beber e fazer palhaçadas pela noite perdeu-se e passei à água e pequenos goles de vinho no jantar. Jantar esse que foi servido no piso inferior, onde fomos trocados de mesa e onde dancei descalça com a Susu. E onde jantámos muito bem, curiosamente carne fornecida pelo Tito, e onde sobressairam as sobremesas, principalmente as frutas! Ficámos a tempo da primeira valsa e logo logo requisitaram-me para o volante. A noite acabou cedo, nem sei se lançaram o bouquet, mas foi sem dúvida muito bem passada! Para além do dia, que esteve de sonho!


Dimanche, le 14 octobre
A manhã foi de hesitação, ir ou não ir à praia, venceu a segunda...de certa forma! Aceitei o convite do meu pai para almoçar, convenceu-se a Noia e convidou-se a Tia Lena: a única condição era ser perto do mar, que ainda não tinha visto! Escolheu-se a Costa, e ficámos pela segunda hipótese, a praia da Morena, já que a do Rei estava fechada. O dia lindíssimo atraiu uma multidão e tememos o pior...felizmente o serviço foi rápido e o meu vôo ficou assim assegurado! As malas já estavam feitas, ou quase, apenas uma mochila a transbordar com as novas aquisições, e apesar de não ter conseguido estar com o Renato muito me sensibilizou a oferta para me levar ao aeroporto! Acabei por ser escoltada pela minha mãe e tia e encontrei-me no check in com o Diga, novo membro da comunidade tuga em Paris, e com o Gonçalo E. O atraso desta feita era reduzido mas não me escapei dele, cerca de 40 minutos...tenho sina, eu! Já em Paris seprámo-nos do Gonçalo E. no aeroporto, erro crasso já que demorámos quase duas horas a chegar a casas, com tanta espera e mudança de RER e tram e sei lá mais o quê! Ao chegar a casa apercebi-me que tinha perdido as chaves de casa (passaram ainda uns dias até a minha mãe as descobrir debaixo do tapete do carro!) e perdi também o último metro, ficando assim em nossa casa os pais do Gonçalo, eu, o Diga e o Gonçalo!!

Sem comentários: