10/07/2007

And I'm back to...Paris!

De volta a Paris, para aproveitar e conhecer o que de melhor esta cidade tem!! Mais duas semanas passada, mais de uma semana de chuva ininterrupta, associada a um frio que mais parece que estamos no Inverno - alguém me explica o tempo??? Escusado será dizer que o estado de espírito não é o melhor, este tempo deprime qualquer um...Na 6ª, de um dia para o outro, chegou o Verão em força e a temperatura aumentou uns 15 graus, sem exagero!

Ainda umas breves palavras relativas a dias antes da minha partida para Itália. Tentativa de ver concerto gratuito de Adriana Calcanhoto, com a Isabel, mas à bela maneira portuguesa a lotação da sala esgotou e ainda tentaram prolongar com cadeiras pelo corredor fora - resultado, era o mesmo que ouvir o cd, nem sequer beneficiávamos da acústica da sala, e verdade seja dita que os temas que estavam a tocar eram algo estranhos, parecia música medieval! À saída e de acordo com o país tropical em que estou a viver, caiu uma chuvada e trovoada e depois de umas breves compras nos Champs Elysée, enquanto esperava que a chuva parasse, corri para casa, onde cheguei a pingar!!

O Zé, finalmente, fez a sua cremaillere (uma das muitas mas aquela para a qual fui convidada!) e conheci a famosa casa em que é preciso baixar-se para entrar no quarto! O bairro é calmo e simpático, e a casa, apesar de pequena, é muito acolhedora e bem aproveitada. A lista de convidades era selacta ou não fosse o espaço apertado e contava com o anfitrião, moi même, o meu housemate, a Isabel, a Sofia, Diogo e Teresinha, o António, a Maria João, o Gonçalo, a Inês e ainda outros dois colegas do Zé. A ementa muito diversificada e composta de vários petiscos estava divinal e deu mesmo lugar a um certo carrossel! Nesse mesmo dia fiz o meu primeiro bolo de côco, mas ficou mesmo por casa...

Na véspera da viagem para Itália, jantar na Pizza Hut com o Gonçalo e encontro em Chatelet com um representante do Contacto de anos idos, para seguirmos para a festa da música que animou Paris um pouco por todo o lado! A noite prolongou-se ainda com a saga da preparação das malas...a semana seguinte já conhecem!

Dimanche, le 01 juillet
Já de volta a Paris, num Domingo que nem amanheceu muito mau, comecei por ir buscar o meu computador ao escritório e fazer umas compras para casa - obrigada contactos que pernoitaram na nossa casa pelo vinho e arrumação, nem parece que recebemos 3 visitas!! O Ricardo chega de Itália e encontro-me com ele para tentarmos resolver a o facto de ele não ter chave para entrar em casa, mas sem sucesso, pelo que seguimos juntos para minha casa, onde jantámos todos algo fruto da minha imaginação! A ementa era composta por uns belos peitos de frango enrolados em presunto com pimento, arroz de chouriço e espinafres com queijo, acompanhado de um belo vinho branco.

Lundi, le 02 juillet
PARABÉNS EDU!
Mardi, le 03 juillet
A chuva continua persistente, noite e dia. Experiência de beringelas recheadas para jantar muito bem sucedida!

Mercredi, le 04 juillet
Apesar da chuva decido conhecer aos poucos Paris afterwork. Começo pelo Palais Royal, que adorei, e lutando contra o frio cortante sento-me à beira da fonte a ouvir música e ler um pouco, enquanto espero pelo Ricardo que, para variar, se atrasou e ainda foi parar a um sítio que não tinha nada a ver! Passámos pela feira popular nas Tuilleries onde descubro, para minha infelicidade, que não existe algodão doce branco em França - ainda se riram na minha cara quando perguntei!! Após uma longa conversa decidimos jantar no Marais, num japonês simpático, de onde seguimos para casa.

Jeudi, le 05 juillet
Estamos em pleno Inverno. Concerto de Damien Rice mas o cansaço acumulado de Itália e as várias reuniões durante o dia inteiro deixam-me fatigada e não aproveito ao máximo - aliás, de uma forma geral estava à espera de um concerto bem mais calmo e com menos teatro, para não dizer palhaçada... Valeu pelos clássicos que adoro, The blowers daughter e Cannoball. A caminho de casa convenço ainda o Gonçalo a vir comigo ao Patanlon dar um beijinho ao Sylvain, que conseguiu uma entrevista em Barcelona - para onde a namorada o acompanha se ele conseguir o emprego!! BOA SORTE SYLVAIN!

Vendredi, le 06 juillet
PARABÉNS ZÉ!
Dia muito cansativo com reuniões umas atrás das outras, chego ao final do dia a reclamar descanso e é com pena que abdico do concerto de Gotan Project que tinha combinado com o Ricardo. Home alone, que o Gonçalo foi até Londres e um jantar tardio num dos poucos restaurantes que abertos ao pé de casa que antecede o repouso dos justos.

Samedi, le 07 juillet
PARABÉNS MARIA JOÃO!
Um pouco de sol, bom demais para acreditar! Apesar de haver churrasco na casa do delegado do ICEP, programas combinados anteriormente levam-me a não poder estar presente. Acordo tarde, o que me deixa molinha - o segredo mesmo é deitar tarde e cedo erguer, dormir o suficientemente menos possível! Parto à descoberta de Paris com o Ricardo, mas batemos com a cara na porta no cemitério de Père La Chaise. Aproveitamos para explorar aquele bairro e no meio de uma brocante, descobrimos um pequeno café onde nos instalamos a fumar um narguilé e a beber um chá de menta ao solinho! Na chinatown entramos no palácio do comércio onde excepcionalmente está aberto comércio tradicional e onde se juntam algumas pessoas que tocam e cantam! Corremos a Rue Oberkampf, com paragem a meio para um copo de vinho branco e jantar num cosy e recatado jazz restaurant. Encontramos depois a Isabel, irmãos, Ana e João no mítico Café Saint Germain, que ficou um pouco aquém das expectativas e de onde fomos "expulsos" por consumo reduzido!! O taxista que apanhámos a caminho de casa era completamente doido e cheguei a temer pela vida...Resultados divulgados da eleição das 7 maravilhas do mundo deixam muito a desejar!

Dimanche, le 08 juillet
Acordar novamente tarde que o fim de semana é de descanso e recuperar de energias!! Brunch ao pé de casa do Ricardo de uma variedade enorme e óptima qualidade! Passeio pelo Marais onde íamos sendo perseguidos pela polícia e entrada na loja do Museu Van Ghog, que já se faz tarde e é preciso arrumar a casa para a chegada do Gonçalo! Compras para o jantar após grande chuvada, petisco a 3 e Muholland drive para adormecer bem...

Lundi, le 09 juillet
PARABÉNS ISABEL!! Para ti novamente um beijinho a cores!! ;)
A noite era de comemoração e o ponto de encontro perto do Palais Royal. Petiscos e aperitivos, oferta de prenda conjunta - uma mochila para colmatar o roubo de outra! -, passagem pelo McDonalds e reunião do grupo novamente no mítico Sullivans, um pouco vazio numa segunda mas sítio ideal para fazer a festa!

Mardi, le 10 juillet
Andamos a aperfeiçoar os dotes culinários e foi a noite da quiche - jantar a três, desta feita acompanhado de um batido de laranja que o Gonçalo está constipado! :D

Mercredi, le 11 Juillet
Trabalho em casa e dou uma corrida ao final do dia, aproveitar que a chuva acalmou um pouco. Belo jantar de tagliettelle de salmão e passeio por Paris, desde a École Militaire - onde já se notam os preparativos para a comemoração do 14 de Julho - até ao Palais de Tokyo, que surpreendeu pela loja e livraria - impressionante os livros macabros que se podem escrever e que belas ideias de prendas que trouxémos (sim, apenas ideias porque os preços eram bem puxadinhos!!) -, mas ficou aquém das expectativas no que toca ao restaurante - cuja ementa era deveras tentadora mas o sítio em si muito deslavado. Eu e o Gonçalo fazemos uma pausa para um Thäi e chá antes de voltarmos a correr Paris em direcção a casa.

Jeudi, le 12 Juillet
PARABÉNS MÃE!! GOSTO MUITO DE TI E ESPERO QUE TENHAS PASSADO UM DIA FANTÁSTICO NO PARAÍSO QUE É TRÓIA!
Finalmente combinamos alguma coisa e encontro-me com o Gonçalo Eliseu à beira do Sena, para uma soirée après boulot num barco atracado em frente à Torre Eiffel. Depois de dizermos a palavra passe dirigimo-nos à zona das bebidas para aproveitar o bar aberto durante 1h30! Conheci o Rui e algumas amigas francesas, gostei muito deles, e a noite prolongou-se até tarde, no meio de muita bebida, dança descalça e conhecer pessoas novas! A meio da noite o Ricardo juntou-se a nós, no momento em que o barco soltou amarras para correr o rio até voltar ao ponto de partida! Fico novamente home alone!

Vendredi, le 13 juillet
O Verão chegou em força e estão quase 35 graus!! Almoço no topo das galerias Laffayette com o Ricardo, sítio de referência - self service, os preços são muito acessíveis e tem uma esplanada enorme e uma vista soberba sobre Paris!! Ao final do dia tento refazer os meu armário de sapatos - não tinha nem umas sandálias rasas! - e encontro-me depois com o Ricardo. Aproveitamos a noite fantástica para fazer um picnic à beira rio, com pão caseiro e cidra, e corremos depois as margens do Sena com paragens bem intressantes! Passamos o baile dos bombeiros, e desencontro-me do Leonidas, que havia chegado de Estocolmo.

Samedi, le 14 juillet
PARABÉNS, JOÃO!!
Na contínua tarefa de conhecer Paris, parto com o Ricardo à descoberta do famoso Marché des Puces onde compro mais uns sapatos e algum artesanato de Madagáscar. Para aproveitar o sol passamos rapidamente em casa para trocar de roupa e vamos para a margem do Sena fazer um pouco de praia - que bem que soube, ficou mesmo a faltar o banho para refrescar! Mesmo assim ainda molhámos os pés e serviu para o efeito - e não, não nos caiu a pele!! Jantar em casa à varanda, perdemos o fogo de artifício que esperávamos apenas às 00h e acabamos por ficar em casa, que o Marais se fazia longe...novo desencontro com o Leonidas!

Dimanche, le 15 juillet
Ida até a Montmarte encontrar-me, finalmente, com o Leonidas e aproveitar o tempo fantástico que, segundo parece, não veio para ficar!... O tempo não é muito mas ainda pomos a conversa em dia e tenho direito a um presente! Faço a minha primeira sopa e ponho a escrita em dia, enquanto trabalho na prenda para a minha mãe.

Sem comentários: