11/09/2007

Bolas de berlim, cadelinhas e...VERÃO!

Mardi, le 28 aôut
PÁRABÉNS DÁRIO!
Ora o meu destino seguinte seria nada mais nada menos que...casa! O vôo lá partiu depois de um pequeno atraso devido a uma avaria (o que, por si só, nos deixa relaxados) e ao facto de termos depois ficado em fila de espera para levantar vôo. Parece que é a minha sina ir ao lado de indianos e que eles metam conversa comigo, mas acabo por ter surpresas agradáveis, no meio de muitos "sorrys?" por não perceber metade do que dizem! Afinal tenho que preparar a minha ida à Índia, um dos meus destinos de sonho para viagem e, quem sabe, viver uns tempos! A mamã estava à espera, tirou a tarde, foi bom revê-la e abraçá-la!! Deixadas as malas em casa e dados uns miminhos ao Willie, corri para o dentista, em Carcavelos, apenas rotina, e às 20h estava no médico para ver das minhas tonturas...consultas de "urgência" têm destas coisas e só fui atendida às 22h!!! Analisadas todas as causas possíveis o diagóstico foi o seguinte: "Sabe que andar a dormir em média apenas 4h por noite durante meses tem consequências e que o corpo acaba por ressentir, não sabe?" e foi-me prescrito descanso absoluto! Saí dali para o restaurante, marcado às 21h (!!), de boleia com o Diogo e a minha irmã. 31 da Armada recebeu-nos muito bem e o Tito, Avrell, que tão bem organizou o jantar, Madeira, que não jantou mas fez companhia, e o João Pedro e Ana Maria já estavam à espera...soube muito bem a massada de peixe e o Ice Tea de limão e ainda demos um saltinho no Xafarix mas já não ficámos para o concerto que a cama chamava por mim e pela minha mana!


Mercredi, le 29 aôut
PARABÉNS SARA! PARABÉNS DOMINGOS!
Tinha visto na previsão que o tempo não ia estar bom e aproveitei a boleia matinal do Avrell, que ia para uma reunião de ciclo em Aveiro, e pedi-lhe para me deixar em Coimbra. Revi os colegas, conheci as "novas" instalações da ISA, bem mais convidativas, e falei com quem de direito sobre o meu futuro na empresa - de uma forma geral, senti o meu trabalho e capacidades reconhecidas! Depois do almoço deixaram-me nos combóios e lá fui eu de regresso a Lisboa e directa para o cabeleireiro - o corte ficou igual mas apenas mais curto e escadeado. Enquanto passeava a cookie e o meu novo penteado, fui presenteada com um galanteio "É linda!" pensei eu que para a cadela, mas logo a seguir o senhor apressou-se a acrescentar "Tenho idade para ser seu pai mas tenho que lhe dizer que é muito bonita!". Saudades de Portugal!!!... O jantar seria em casa da minha tia, jantar de 4ª e aniversário da minha prima, óptima ocasião para juntar a família! Para além da aniversariante, respectiva mãe, marido e filha que está linda, linda mas não me ligou nenhuma, compareceram ainda o meu pai, que não via há quase 6 meses, a minha mana e mãe, o meu primo António, o futuro casal Ana Maria e Carlos e a Marina. As velas foram sopradas pela Susu e o bolo devidamente estreado por ela também, que decidiu enfiar os dedos em todos os brigadeiros que enfeitavam o bolo! Conversa para aqui, conversa para ali e novamente a cama chamou por mim e fui descansar...estava a seguir à risca os conselhos da médica!


Jeudi, le 30 aôut
VERÃO! Acordei cedo e fiz-me à estrada, destino Costa da Caparica. Como muitas vezes fiz antes, fui sozinha para a praia do Castelo. O dia estava óptimo e cheguei no pico da maré baixa. A água estava gelada e para aquecer apanhei cadelinhas por piada, que fui distribuindo pelas várias pessoas que apanhavam à séria, e já no final veio um senhor meter conversa e elogiou-me e, começo a ficar preocupada e a achar que tenho sotaque, do nada começa a falar em francês quando lhe disse repetidas vezes que eu era portuguesa!! Enfim, mudei de local e fui à água! Li um pouco do meu Harry Potter, dormi a sesta e voltei para casa. Tive que acabar umas coisas para o trabalho e quando a minha mana chegou fomos às compras, matar saudades do Colombo! Não consegui encontrar o que queria, uns ténis novos que os meus preferidos já me deformaram o pé de tanto andar em a pé em Paris, e umas calças de ganga para substituir umas que se rasgaram, mas não me impediu de voltar com umas novas aquisições! Já tinha ido com excesso de peso, nem queria imaginar como seria o regresso a França...tudo a seu tempo!


Vendredi, le 31 aôut
Tentativa de praia bem cedo mas boicotada por uma ventania insuportável, daquelas que trás toda a areia atrás. Voltei para casa, onde a minha prima Sara foi à hora de almoço imprimir umas coisas, passei a roupa toda da minha irmã a ferro e comecei a preparar as minhas malas para o Algarve. O jantar foi com o meu pai, num restaurante perdido no meio do nada, perto de Setúbal, mas sempre cheio, e onde chegámos pela mão do GPS e minha ao volante. A ementa deliciosa, daquelas coisas que só se encontram em Portugal, uma dose para 2 mas que na realidade dá para 3, uma tábua de carne, marisco e muita fruta deliciosa!! A noite começou no bairro, com o Avrell e alguns amigos dele, e deve ter sido a primeira noite de calor em muito tempo porque decidiu sair tudo à rua! Estacionamento impossível, filas gigantes em todo o lado, rapidamente abandonámos a ideia de entrar no Kubo e optámos pelo Meninos do Rio, onde o dono nos ofereceu mesmo uma garrafinha de wisky, simpatia da casa. Perto das 3h já me arrastava e como o João e o Renato nunca mais se decidiam a aparecer voltei para casa, ainda com direito a passagem no Kubo para conhecer o espaço, bem agradável por sinal!


Samedi, le 1er septembre - Samedi, le 8 sepetembre
Não fosse a minha mãe ter-me dito que ia ela a conduzir para o Algarve e o caso poderia estar mal parado. Fui a dormitar o caminho todo, mas chegámos cedinho. Deixadas as malas em casa, onde ficámos pela primeira vez e de onde comteplávamos uma vista maravilhosa da ria, até à ilha que é a praia e acabando no mar, e compradas uvas deliciosas na praça já a fechar, seguimos para a praia. As principais diferenças em Cabanas saltaram-nos logo à vista: a loja Fresca da marginal desapareceu, a esplanada do Pedro ficou reduzida a metade e delimitada por uma zona cinzenta, e habituámo-nos a umas riscas grossas azuis ao longo de toda a estrada que supostamente assinalam as vias das bicicletas, se bem que não percebi bem como funcionavam! O cais da praia foi completamente inovado, com um cais flutuante o que, a meu ver, desvirtualiza completamente o espaço! Onde é que vão os tempos em que ainda podíamos atravessar a pé na maré baixa, atrás dos milhares de caranguejos que corriam à nossa frente a esconder-se, no meio da lama e lodo, e quando na maré alta nos deixavam na areia e ainda tínhamos que andar um bom bocado? Longe, e infelizmente não voltam...felizmente o bar da praia foi completamente renovado e recomenda-se!

O voltar à praia, ainda por cima num dia de calor fantástico, foi uma sensação incrível! A água não estava muito apetecível mas ainda deu lugar a um banho. Quando regressámos a casa já lá estavam a Sara, o Vasco e a Sofia, com uma t-shirt da Hello Kitty. Corri a vestir a minha camisa de noite, também da Hello Kitty, e finalmente caí na boas graças da Susu, que não me largou até ao final! Está mesmo linda, a minha priminha!! O primeiro jantar foi no Afonso, saudades gerais da sopa de peixe, mas o serviço deixou tanto a desejar, pela antipatia e demora, que me pergunto se lá voltaremos! O dia havia sido extenuante e deitámo-nos todos cedo, depois de um breve passeio pela vila.


Os dias que se seguiram foram um pouco rotineiros. A médica prescreveu descanso total mas estava longe de o conseguir cumprir. A dormir no mesmo quarto que a cadela, que se coça a noite toda, e que a minha irmã e mãe, que ressona, e ainda por cima no chão, num colchão fininho, não se pode dizer que tenha dormido muito...tenho o sono muito leve e acordo com qualquer coisa e o barulho do ressonar é das coisas que mais me incomoda. Ainda tentei o ipod mas é o mesmo que não descansar e não isola totalmente o barulho, para além de que lá para o meio da semana morreu de vez. Assim sendo, apesar de me deitar quase todos os dias por volta das 00h, acordava às 2h quando a minha mãe se ia deitar e várias durante a noite, levantava-me por vezes às 3h para ir dormir para a sala caso o Vasco já lá não estivesse a ver televisão e demorava anos a adormecer com o barulho e luz da rua, e levantava-me entre as 7h e as 8h, à hora a que a SuSu acordava - ela e a casa toda! :D A primeira "tarefa" do dia, da qual não prescindo por nada, era ir ao supermercado, agora mais longe de casa, comprar pão, água, fritos e coisas para as sandes, sempre acompanhada pela minha mana, Sara e SuSu. A paragem seguinte, e a mais esperada de todas, era a casa das bolas de berlim. Não uma pastelaria ou restaurante, mas a casa mesmo da senhora que as faz! E que óptimas que são, ainda quentinhas, acabadas de fazer! Deixadas as compras da primeira fase em casa, continuávamos para a praça onde comprávamos frutas, sempre uvas, e por vezes figos, manga ou melancia. O jantar também era ali decidido, peixinho ou carne para grelhar, sendo a minha irmã a responsável pelas brasas. Saltou-lhe mesmo uma fagulha para o olho, provocada pelo sal, e temeu-se o pior! Nos primeiros dias ainda chegaram o Hugo e o Doce, com quem fomos estando, mais na praia que outra coisa, onde jogámos às cartas ou às guerras com areia. Ok, não era bem guerra porque não houve retaliação, mas o Doce pode dizer que foi apanhado de surpresa por um banho...de areia...na toalha!! A água do mar foi ficando cada vez mais quente, e suja, de algas e limos, e os dias passaram-se, alguns com passeios de uma hora para ir apanhar cadelinhas - como eu adoro cadelinhas, conquilhas para os menos familiarizados com este termo! Horas de rabo para o ar para conseguir, no máximo kilo e meio desta iguaria pela qual espero o ano inteiro. Raquetadas também não faltaram, o que eu e a minha mana nos rimos com a nossa falta de jeito e pouco empenho de vez em quando! A meio da tarde, a ida religiosa ao bar, para uma cervejinha, sumo de laranja, melancia ou melão, e fritos mas este ano nunca acompanhadas de um joguinho de cartas...os dias de sol foram poucos e queriam todos aproveitar ao máximo a praia! A Isabel, tia Zuzu, Catarina, Pepas, a bebé Sara e o Manel ainda deram o ar da sua graça durante uns dias, uns mais tempo do que outros, mas os tempos são outros e cada um jantava na sua casa que isto de ir jantar fora todos os dias, em grandes grupos, já faz parte de tempos idos! A SuSu sempre a palrar e fazer perguntas (o q estás a fazer? a mais recorrente), para quem não falava nada há uns tempos surpreendeu! Sempre pronta a ajudar a espalhar o creme, e a pedir companhia para o banho, e a dormir a sesta das 16h...O final da tarde marcado pelo rebuliço dos banhos em casa, afinal éramos 6, a preparação do jantar, e o gelado e passeio, por vezes jogos de cartas ou dados, de sobremesa. A meio da semana o Dário, que estava em Santa Luzia, foi jantar lá a casa e presenteou-me com muitas coisinhas Barral e afins! Correu muito bem, e nessa noite fiz as tradicionais tranças, pegadas à cabeça -um pouco diferentes do ano anterior mas mesmo assim aguentaram até Paris! Num dos últimos dis houve mesmo um gafanhoto que se enfiou numa delas, sensação nada agradável...houve ainda um jantar a 4, eu e minha mana, e o Doce e o Hugo, que atestaram a lentidão do serviço generalizada em Cabanas! O restaurante escolhido foi o Pedro, e a ementa polvo ao alho, arroz e açorda de marisco, regados de um belo vinho branco! Os 2 últimos dias amanheceram muito enevoados e ameaçaram chuva...a partir do meio dia abria sempre e foram das melhores tardes de praia, tirando a bandeira vermelha! Essas manhãs foram dedicadas a arranjar unhas da minha mana e a actualizar este blog, que não podia ficar parado! Não cheguei a pescar, coincidiu com a apanha das cadelinhas, mas ficou a intenção...não faltaram as sessões fotográficas, e os escaldões foram uma constante, pelo menos para a minha mana, que fazia praia pela primeira vez naquele ano! A Noia terminou o relatório de estágio no meu computador, que viajou de propósito, e ainda deu origem a umas boas risadas quando dancei La valse à mille temps com a Cookie e a Susu! Parece que esta múscia inspira risadas tanto em Paris com ailleurs, os Gonçalos que o digam!


Dimanche, le 09 septembre
O último dia amanheceu mais solarengo mas eu e a minha mana já havíamos decidido não ir à praia. Comida a última bola de berlim, a melhor de todas (e já despedida das cadelinhas no restaurante Europa, na véspera), e compradas as últimas coisas no supermercado, arrumámos as malas feitas na noite anterior e despedimo-nos já com saudades. Perdíamos a oportunidade de nos cruzarmos com Tio Toquim, Tia Amelinha e o David, que não vejo há anos e que iam fazer o turno da segunda semana lá por casa, uma vez que apenas lá ficava a minha mãe, e fizémo-nos à estrada, com a Fi ao volante. A minha mana segiu logo para o jockey e eu fiquei a dar mimos ao carente do Willie, que apenas tinha tido a companhia da porteira na última semana, pus-me às voltas com o computador a tentar fazer o check in online, voltei ao Colombo para comprar um ipod novo e brinquedos para o Willier e fui à Quinta das Conchas com o Sá, que comeu uns caracóis enquanto eu preferi um chouriço assado...havia que me despedir dos petiscos!! No final surpreendeu-me com a prenda que já andava a anunciar há uns tempos, umas fotografias da vinda dele a Paris em formato A3, a preto e branco, enquadrados em molduras altamente personalizadas, feitas por ele com a ajuda da mãe!! Simplesmente adorei a minha prenda, e sem dúvida que serão das primeiras coisas a colocar nas paredes da minha casa, assim que arranjar um poiso mais ou menos fixo! Fazer as malas a correr, ou deixar tudo encaminhado, e foi o tempo de tomar o banho e o Renato já estar à minha espera para o jantar Erasmus. É cada vez mais difícil reunir o grupo original, e acabamos sempre por ser os mesmo resistentes: Eu, o Renato, que desta vez se encarregou de marcar o restaurante, e a Isabel, que para não variar ficou sem pilhas na máquina fotográfica. Mais para o final do jantar juntaram-se o André e o Egas, que voltavam do Algarve nesse dia, foi bom revê-los. O restaurante, em Alfama, era fantástico, muito acolhedor, reservado mas espaçoso e com uma lista de entradas todas elas tentadoras! A voltar, sem dúvida, boa escolha, Renato! Passeio pelas ruas ali à volta e onde se cantava o fado, seguimos para um pulinho rápido ao bairro, que estava vazio num Domingo. O Alex ainda apareceu, o Pedro, Zé e o Sebastião levaram falta, o primeiro devido a uma explicação, o segundo nem percebi bem porquê, e o último devidos a um namoro que se deve ter prolongado mais do que o previsto! Edu, Belo, Pescador, Joana e a Nuno, estou aí novamente em Outubro para um casamento! Já era 1h quando voltei a casa, o meu pai ainda pasou a despedir-se, e acabei de arrumar as coisas todas na mala e enfiei-me na cama para 3h de sono...a visita acabava por aqui mas soube-me muito bem e serviu para carregar baterias para mais uns tempos!


Lundi, le 10 septembre
Finalmente aterrei em Paris com sol!!! E parece que já não chove há 15 dias, e que assim vai continuar até ao final do mês! Só vendo para acreditar! Apanhei o autocarro para o centro, onde o Ricardo me encontrou ainda de trancinhas, surpresa boa, e continuei para casa onde passei a tarde a ler emails, desfazer as tranças (ficou todo ondulado, perdi metade do cabelo e tive que o lavar 50 vezes!), desarrumar malas e lavar roupa. Por pouco não me cruzei com o Hugo Barreto, que havia passado o fim de semana em minha casa. Às 20h encontrei-me novamente com o Ricardo ao pé do trabalho dele, duas semanas fora de Paris e já me consigo perder em sítios que devia conhecer de trás para a frente! Fomos jantar ali próximo, não correu tão bem como o planeado mas a companhia foi óptima e superou tudo! às 22h já estava na cama, de rastos...

1 comentário:

Bitao disse...

Vergonha, vergonha, vergonha! Desculpa Fi não ter ido ao teu jantar mas valores mais altos "alevantarem-se". E o pior é que eu e o Zé andámos a tentar estar contigo desde que soubemos que ias estar lá no algarve... Mas admito, a minha senhora - ainda acabadinha de sair do forno - açambarcou-me...

Mas olha, a data da festa ainda não está assente, se bem que seja para o fim de Outubro. Ainda pensei em ser sábado dia 13 mas poderias ir lá ter depois do casamento?

Tenho saudades tuas men!... Tás ainda mais gira de bronze e gosto desse volume capilar pós-tranças! Dá-te nova personalidade cabeleirística! Ponho-te os olhos em cima em Outubro, vale????

Gros bisous, espèce de manqueuse qui reste pour toujours chez nos coeurs, de ceux qu'on retourné!