19/03/2007

The Leprechauns made me…

Party!! Fim de semana de loucura em Dublin! Pareceu-me que o St. Patricks Day é comemorado mais pelos estrangeiros que pelos próprios irlandeses, mas que assim continue pois foi um fim de semana em grande! Cheguei na 6ª, corrida contra o tempo para apanhar o autocarro em Parish ( :) ), destino Beauvais, rumo ao voo da Ryanair, produtos de higiene confiscados no aeroporto (tenho lá culpa de pensar que podia levar até 100ml de produtos, quando afinal, e parafraseando o segurança, c’est le contenant, pas le contenu Que conta! As embalagens estavam quase vazias, do mal o menos...) e assim que cheguei a primeira coisa que pedi foi que acendessem as luzes e abrandassem o vento! As condições climatéricas à chegada não agoiravam nada de muito bom nessa área, e a verdade é que apanhámos um pouco de tudo! O Renato foi buscar-me aos autocarros e depois de experimentarmos a comida típica irlandesa e do mundo – burguer king!, fomos deixar as minhas coisas a casa do Dermot. Sessão de fotografia artística pela cidade, andámos a passear pelo centro, comprámos alguns cds e preparámo-nos para a grande festa da noite e dia seguinte, com direito a farda oficial – casaco verde Irlanda e chapéu dos duendes! O jantar foi em casa do Dermot, o David também compareceu directo do aeroporto, e conhecemos mais alguns portugueses – para além do Bruno, e assim reunimos 4 membros da famíla Leuvense, eu, Bruno, Renato e Dermot! –, americanos e duas australianas (uma nascida no Zimbabwe). Após algumas garrafas de vinho e que tais, seguimos para a noite, apanhando pelo caminho mais um Contacto, o Zé. Cantei o caminho todo, e pela primeira vez na vida fui barrada, com o David, Renato e Zé, à porta de uma disco – não pela cantoria, razões ainda a ser apuradas!! Reunido outra vez o grupo encaminhámo-nos para outra discoteca e à saída esbarrámos contra os restantes colegas INOV e dançámos ao som de músicas tradicionais tocadas por alguns jovens no meio da rua. A noite acabou tarde e em casa do Dermot e ao som de uma viola, para embalar o soninho...

No Sábado, despertar cedo, pequeno almoço fantástico (até aqui os crepes me perseguem!!) a meias com o Renato - dividimos um pequeno almoço irlandês, que não difere muito do inglês, e dois crepes!-, e entretanto foi chegando o resto do grupo. As ruas estavam coloridas de verde, eram tantas as pessoas de chapéus e casacos da cor da Irlanda, e tentámos em vão ver a parada que teimava em não passar e que os polícias pareciam fazer de tudo para não nos deixar ver, uma vez que ao longo da avenida não havia nada senão grades tapadas com panos pretos, o que não ajuda muito à visibilidade!!! Pausa num café numa biblioteca e sessão privada de piano, à lareira e acompanhado de chá e Guinness. Vez do David se apetrechar de adereços no centro da cidade, fomos conhecer o Bar restaurante gigante La Seine. Tentativa de passeio no jardim Stephen’s Green, que estava a fechar, e fomos encaminhados para um concerto de música folclórica que acompanhámos a preceito! Grandes rodas e modinhas dançámos nós!!! Era entre nós, era com os parceiros do lado que nunca tínhamos visto, o importante foi entrar no espírito! Ainda tentámos ver algo de turístico, optámos pela Bram Stokers House e deparámo-nos apenas com uma placa na parede. Tive a minha primeira lição de piano, talvez tenha futuro! Ao jantar uns foram ver o Porto-Sporting e outros jantaram num italiano, encontrámo-nos todos a seguir num bar do centro, noite que me pareceu bem mais calminha que a anterior! Experimentei Sambuca, adorei, e fui para casa com o Dermot e um americano, estávamos todos exaustos! Mais umas guitarradas para chamar o sono, que veio com alguma facilidade!

Domingo foi um dia dedicado à cultura. Andar nas ruas é uma aventura, as passagens nas passadeiras são assinaladas por uns sinais muito engraçados, parece que entrámos num cenário da Guerra das Estrelas! O frio que já andava a ameaçar chegou com força (parece que chegaram a estar -5ºC!), estava insuportavelmente gélido e com rajadas de vento fortíssimas, o rio mais parecia uns rápidos! Aguaceiros sim, sol sim, o dia foi uma completa chuva de surpresas! Começámos pelo pequeno almoço de crepes (que falta de imaginação) e seguimos para Trinity College, muito giro, e aventurámo-nos à procura do U2 Wall para encontrarmos apenas os estúdios onde foram gravados alguns do principais discos daquela banda e umas quantas paredes cheias de graffitis! Rumámos novamente até ao Stephens Green, onde passeámos um pouco, e vimos ainda a St. Patricks Cathedral (onde era preciso pagar para entrar!!!!), o Dublin Castle, Christ Church Cathedral e Town Hall. Fica para uma próxima a visita à Guinness e Jamesson destilarias, e a Bram Stokers Experience. O tempo começava a escassear e fomos num pé a casa do Dermot e voltámos noutro. Pelo caminho fomos completamente surpreendidos por uma chuva de granizo e fortes rajadas de vento, que deram lugar a um nevão e relâmpagos!! Um espectáculo lindíssimo, mas era ver-nos a correr para fugir à tempestade e chegar a tempo ao autocarro para o aeroporto! Adorei o fim de semana e fica prometido um regresso, desta feita em Junho para evitar – ou não, estes precalços metereológicos!

Sem comentários: