06/08/2007

Wild Weekend!

Sem dúvida um dos melhores fins de semana em Paris! Ou nos arredores!!!

Em palavras breves, a semana passou a correr e a chuva não ajudou aos programas...comecei a semana a despedir-me da Aissa e Marta, no pantalon, e a jantar com o Gonçalo Eliseu e a pôr a conversa em dia, depois de duas semanas a bordo de um veleiro! Infelizmente não eu, mas ele! Na 3ª supostamente deveria ter jantado com o Ricardo, que foi para Portugal no dia seguinte para uma semana de férias, mas os atrasos constantes associados ao trabalho alteraram um pouco os programas...a 4ª à noite ficou reservada a mudanças devidamente já postadas, e 5ª à recuperação das minhas calças de ganga que estavam com o Sylvain e a ir buscar o carro - que vou ter durante 3 semanas!! - a Sannois.

Vendredi, le 3 aôut 2007
Para esta noite reservámos um picnic na Île de Saint Louie, de despedida para os que partiam na manhã seguinte para as ilhas Martinique. Invulgarmente decidi chegar a horas, e mesmo 16 minutos atrasada fui a primeira a chegar, quando quase me chamaram nomes quando disse que me poderia atrasar um pouco!!! Acomodados à beira rio, foram chegando a Julie, o Diogo, o João e a Ana, de volta do Portugal, o Zé, o Rodrigo, a Maria João, a Maria Rita e 3 amigas, a Inês, o Ricardo, estes 9 últimos de partida para o outro lado do Atlântico. Para sobremesa apostámos nos melhores gelados de Paris, para alguns, e continuámos - alguns resistentes - numa tentativa de entrar no D. Carlos, que estava fechado para férias, como quase tudo em Paris! Ficámo-nos pelo Les Étages, com esplanada para a rua e apara aproveitar a boa temperatura que se fazia sentir. Já só 4, eu, o Diogo, a Inês e o Eliseu, que entretanto se juntou à festa, continuámos para o HighLander, discoteca onde já tinha estado com o Dermot logo quando cheguei, e após muita dança, roubar de pauzinhos de cores fluorescentes que nos rebentaram nas mãos, seguiu cada um o seu caminho, após o desaparecimento misterioso do Eliseu. Eram já 4h da manhã e não conhecendo o caminho até casa para ir de bicicleta, entrei no primeiro táxi livre que passou...de recordar uma grande máxima da noite, uma óptima técnica de engate partilhada pela Maria João e que vai mais ou menos assim: "Os teus olhos são bonitos, são castanhos côr de avelã, não mudes nunca esse olhar, hã!?"

Samedi, le 4 aôut 2007 - O respasto digno de reis!
Madrugar às 8h30 para ir ao mercado comprar peixe. O Gonçalo, que dormiu bastante, acompanhou-me neste odisseia, e escolhemos não a pensar no peixe ao sal - que não havia nada adequado - mas para peixinho no forno, com a ajuda do empregado que se desmascarou e começou a falar português depois de comentarmos que o peixe não tinha muito bom aspecto...há sempre um português ao virar de cada esquina!! Comprados os legumes e sobremesas fomos arrumar a casa - sacudir tapetes, limpar o pós, aquelas coisas que se fazem de meses em meses! :D

As previsões para o fim de semana eram fantásticas e não ficaram aquém das expectativas! Finalmente dias de Verão, sem nuvens ou chuva e com muito, muito calor!! Fomos buscar o diogo e o Eliseu e deixar o jantar em casa do anfitrião e fomos visitar o castelo e jardins de Fontainebleu! Incrível a quantidade de salos, quartos e a majestosidade, a excessividade dos edifícios e decoração! Os lagos são habitados por peixes que mais parecem baleias e por pouco não me comiam um dedo do pé, quando tentámos fazer a experiência para ver se davam beijinhos...

A preparação do jantar foi um autêntico trabalho em equipa. Depois de mais umas compras para complementar a refeição inicialmente pensada para 5 e agora para 9 pessoas, o Diogo tratou da decoração e arrumações, o Eliseu escamou o peixe e encheu a varanda de escamas, o Gonçalo preparou as entradas, eu tratei do tempero do jantar e acompanhamentos, a Helena que entretanto chegou ocupou-se da salada, o João, Ana e amigo Diogo trouxeram a vodka preta e a Cláudia deu apoio moral. A ideia não podia ter sido melhor e o peixe ficou divinal e soube pela vida!! :D A Favela Chique ficou adiada e foi substituída por amena cavaqueira, música pimba, troca de nova técnicas de engate ("Fazia-te um pijaminha de cuspo" ou "...", é melhor parar por aqui) e um filme para os resistentes que já tinham ido a Fontainebleu. Eu adormeci durante o filme mas às quase 4h da manhã peguei no carro e pela primeira vez conduzi em Paris e acertei sozinha e à primeira no caminho até casa...afinal de contas, não podia ir com a mesma roupa para o dia seguinte!

Dimanche, le 5 aôut 2007 - o Safari
Ponto de encontro às 9h30 em casa do Diogo. Com tanta gente só saímos de Paris uma hora depois e a seguir a irmos buscar a Cristina que ainda tinha que tomar banho depois de conseguir chegar a casa - consta que o Ângelo e o Paulo a abandonaram na noite anterior e ela teve que dormir à porta de uma igreja...

O destino era Thoiry e felizmente foi o Eliseu que se encarregou da compra dos bilhetes. Acabámos todos por ser uma grande família, ele o pai e eu a mãe, com os nossos 8 filhos e ganhámos um desconto de 7€ cada um!! Revendo a história da família, o Gonçalo era o mais velho, com o nome do pai, seguido da Helena e do Diogo, cujo nascimento fomos comemorar às Maldivas, viagem da qual resultou o nascimento dos gémeos João e Ana. Logo a seguir vieram a Isabel e o Carlos e finalmente a Cristina, que meteu na cabeça que era adoptada - deve ser por ser a mais nova...
Começámos pelo almoço, gelados e afins e seguimos para o safari. Adorámos a experiência! O conceito está muito giro, andamos mesmo no meio dos animais e o espaço está muito bem pensado! Separados em dois carros, passámos por imensos antílopes, avestruzes, um dromedário, elefantes tristonhos, zebras - havia uma bebé -, girafas que não paravam de andar à luta umas com as outras, os molengas dos leões, hipopótamos e rinocerontes, os bovinos cornudos, sendo que um chegava mesmo a arrastar um dos cornos no chão, eram tão grandes, fazia pena... Como achámos que não tínhamos visto a coisa passámos uma segunda vez em fast forward, a ultrapassar os outros carros e a ver apenas o que nos interessava, e fizémos mesmo umas sessões fotográficas interessanets aos condutores dos carros parados ao nosso lado! Num segundo recinto vimos depois os ursos a morrer de calor e o cágado dentro de uma cerca electrificada...coitado, também não ia longe!

A próxima paragem foi no jardim zoológico, aqui já com os animais condicionados a espaços muito pequenos, e a um dos maiores labiritintos de sebes da Europa, mais de 2 kilómetros de percurso! Finalmente o Jardim Botânico, a roda das árvores e ouvi-las falar e cantar, a corrida à volta da estátua de Diana, o estender a apanhar o solinho de 40 graus nos extensos relvados depois de perder o pai algures pelo caminho e de eu ter espetado um pico no pé que me deixou o dedo mindinho a arder! O castelo ficou para último e, exaustos, regressámos a Paris. Mais uma vez os resistentes e a Helena juntaram-se em casa do Diogo para um belo respasto de fast food e às 22h estava em casa, pronta para ir para cama!

Que fim de semana em cheio! Para terminar era só 2ª feira ter amanhecido sem chuvadas intensas, sem trovoada initerrupta e sem a brisa fresca que se fez sentir...