15/02/2007

Apartamento em Paris - procura-se!

E ainda falam de burocracias em Portugal!!! pois tenho a dizer que por aqui as coisas não são nada simplificadas. A procura de casa tem sido um terror. A maior parte das ofertas nos sites ou no jornal pap não são mobiladas ou excedem largamente o nosso orçamento disponível...vai daí decidi ir a umas quantas agências (a bem dizer acho que fui a quase todas as que encontrei!) deixar o meu contacto e descrição daquilo que estava à procura na esperança que me apresentassem uma solução milagrosa! Apresentaram-me apenas problemas e impedimentos:
  • existe uma lei ou regra ou qualquer coisa que não nos permite gastar mais de um terço do ordenado na renda da casa. Na prática, o que isto quer dizer é que eu não tenho dinheiro para nada!
  • para poder ultrapassar essa questão, preciso de uma garantia da empresa onde trabalho - ao menos a agência encarrega-se de falar directamente com a empresa! - ou de ter 6 meses de renda numa conta do banco bloqueada! Não sei se já fizeram contas mas é muito dinheiro... tendo em conta que o aluguer médio de um T1 ronda os 900€ e de um T2 os 1.600€!
  • quase nenhum senhorio permite co-locations, ou seja, alugar a duas pessoas em simultâneo, pois têm que ter dois contratos e pagar mais custos, etc, etc., etc...
Além disso a maior parte das agências não tinha casas para me apresentar dentro do orçamento pretendido! E tudo o que eu queria era um apartamento com dois quartos, sala e casa de banho completa (a maior parte das casas tem uma divisão separada para as sanitas, não há cá misturas com a banheira e bidés são aves raras por estas bandas!) entre as zonas 1 e 8, mobilado e cozinha equipada, até 1.500€...A única que tinha uma casa não ma quis mostrar depois de eu lhe dizer quanto ia ganhar...

Para ajudar à festa, ontem fui tentar comprar um telemóvel. Também aqui há que dificultar a coisa...então para comprar um telemóvel com tarifário decente tenho que ter um RIB francês (equivale ao nosso NIB). Para abrir conta no banco preciso de uma morada... também preciso de uma morada para comprar o passe - vou ter que comprar uns bilhetes semanais porque isto de comprar bilhetes individuais ou de dia sai muito caro! 10 bilhetes por 10,80€ ou 1 bilhete diário por 5,40€) tinha sempre a hipótese de comprar só o cartão de telemóvel, pagar 30€ e só ter 4€ em chamadas...não sei porquê mas não me pareceu aliciante!

Sem comentários: